Sobre

Meu nome é Evelini Andrade. Moro em Guarulhos, mas passo a maior parte do meu dia em São Paulo. Sou redatora, revisora e tradutora. Você pode me encontrar no e-mail evelini.andrade@gmail.com e, caso queira informações mais detalhadas, entre em contato que mando meu currículo.

Quando comecei a usar a internet nos anos 90, eu já era uma traça de livros. Escrevia poesias e contos que estão perdidos pelas agendas de adolescente. Veio então o interesse por HTML, já que me pareceu genial a ideia de que eu poderia escrever e todo mundo poderia ler de qualquer lugar do mundo.

Criei um site sobre literatura fantástica e filmes de terror no finado Starmedia, cujo conteúdo era tão relevante pra pessoas com o mesmo gosto que o meu que, na época, tive uma intensa troca de e-mails e cartas com outros adolescentes.

Starmedia morreu e levou o site junto, mas minha paixão pela web estava desperta. Tinha ganhado uns trocados através de parcerias com lojas virtuais de livros, CDs e DVDs e me interessei por publicidade.

Terminei o colégio e decidi cursar Publicidade e Propaganda na Cásper Líbero. Descobri que a minha paixão era realmente o texto, e embora o curso tenha aberto a minha mente para muitos conceitos novos, soube então que era a hora de mudar. Precisava compreender minha própria língua a fundo, mas não esqueci a paixão pela comunicação.

Foi quando tranquei Publicidade e fui cursar Letras na USP. Estudei de tudo um pouco, numa incessante curiosidade. As diversas matérias cursadas, como Teoria Literária, literaturas diversas, morfologia e culturas de povos diferentes me deram muito suporte para meus interesses variados.

Meu primeiro emprego formal foi no Centro Acadêmico (CAELL) do curso, onde redigi conteúdo para jornais, panfletos, cartazes, folders, mala direta e blog institucional da Gestão de 2006. Acabei auxiliando na produção cultural do II Festival de Música e Literatura da Faculdade de Letras. Fiquei um ano trabalhando no Centro Acadêmico.

Saindo de lá, passei 8 meses no Laboratório de Inclusão Digital da Escola do Futuro/USP. Fui contratada como webdesigner para trabalho temporário, mas acabei envolvida em trabalho de SEO, usabilidade e produção de conteúdo para newsletter e projetos de EAD para o programa Acessa São Paulo do Governo do Estado de SP.

Passei alguns anos realizando trabalho freelancer como revisora e tradutora para editoras, empresas de localização e particulares, entre livros, monografias, e-mail marketing, sites, hostsites e tradução para legendagem de produtos audiovisuais para a tevê.

Quando decidi que era a hora de voltar a trabalhar em empresas, passei dois meses na BemTraduz, onde realizei serviços de tradução e revisão de tradução para clientes como SAP, HP e Microsoft.

Estava na BemTraduz quando surgiu a oportunidade de estágio na Diretoria de Qualidade de Conteúdo do Portal UOL. Fiquei um ano no UOL, sugerindo pauta e escrevendo posts no blog da equipe, fazendo relatórios de reporte de erros, buscando soluções para melhorar o conteúdo e a distribuição do conteúdo no portal e auxiliando o ombusdsman até o final dos serviços. O estágio acabou em julho de 2011.

No momento, além de estudar para terminar os créditos finais do bacharelado em Letras, estudo técnicas de redação, mídias sociais e outras coisas pelas quais me interesso, enquanto realizo trabalhos freelancer como redatora, revisora e tradutora.

Para conhecer o que já fiz e no que estou envolvida atualmente, não deixe de visitar meu portfólio.