3 de jul. de 2011

Técnicas e uso prático de SEO para redator web – Parte I

Olá,
Já tem algum tempo que venho pesquisando por conta própria a respeito de SEO, desde que, ao fazer um treinamento Adobe, ouvi falar com maior veemência da importância do seu texto ser “encontrável” online. A princípio, meu blog trazia apenas informações profissionais minhas, mas resolvi dar alguma utilidade a ele, mesmo que seja para registrar meus estudos e algumas aplicações de tais técnicas. Espero que possa vir a ser útil para alguém.
Resumindo, SEO (Search Engine Optimization – otimização de sites para mecanismos de busca) é o processo de otimizar seu texto online para melhorar seu desempenho nos resultados de pesquisa. Começa com uma coisa muito básica, que é o uso de metas no site.

Olhando o código-fonte do meu blog, temos o seguinte no cabeçalho:


Ou seja, já tá tudo errado – nada de meta tags ai. Mas o que são meta tags? O que meta tags tem a ver com SEO?

Meta tags são linhas de código HTML que etiquetam, categorizam e ajudam robôs de mecanismos de busca a categorizar a informação do site, e ainda possui alguma relevância nas pesquisas. Infelizmente, cada vez menos, já que pessoas mal intencionadas usavam meta tags que não tinham relação alguma com o conteúdo, então a busca é cada vez mais orgânica. Mas, ainda assim, são importantes no sentido de ajudar a categorizar a informação.

O que meta tags tem a ver comigo, que sou redator/revisor? É até meio óbvio, mas seu trabalho, para ser feito com qualidade, passa também por dar uma olhadinha ao menos no cabeçalho do código-fonte, pra ver se está tudo bem com as meta tags. Caso não esteja, você precisa cuidar disso, ou avisar quem pode cuidar.
As principais meta tags que vou utilizar aqui são:

<meta name="author" content="Evelini Andrade">

Esta meta tag é auto-explicativa – estou dizendo que sou a autora do blog. Olha a beleza da informação organizada quando se quer garantir ao menos o direitozinho moral de dizer “olha, é meu!”.

<meta name=”robots” content=”index,follow”>

Aqui, estou falando com os robôs dos mecanismos de busca. Estou dizendo “olhem aqui! Podem visitar, indexar e seguir os links que encontrar!”

<meta name="description" content="Redacao, revisao, copidesque, traducao, SEO, Internet, tecnologia e comunicacao sob a ótica da mulher nerd ">

Afinal, foi o que decidi que abordarei no blog daqui por diante. Acredito que ficou bem direto, certo? Como as metas ficam escondidas dos visitantes do blog, optei por não usar acentos – mas não deixem de acentuar palavras nos textos que publicarem, já que textos com problemas ortográficos passam a certeza da falta de profissionalismo, independente da sua área de atuação!

<meta name="keywords" content="">

Aqui tive o primeiro desafio SEO. Afinal, como determinar quais as palavras-chave são mais relevantes?
Utilizei uma ferramenta Google pra me ajudar na tarefa de determinar:

https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal

Surge a seguinte tela:


Escolhi colocar os termos, um por linha como pedido, que julgo terem relação com o blog. Os termos são: redação, revisão, tradução, SEO, copidesque, webwriting, ghostwriting. Coloquei uma por linha e digitei o chato mas necessário CAPTCHA. Organizei os resultados mensais, então, por pesquisas globais mensais e tive as seguintes repostas e ideias de palavras-chave:


Whoa! Estou já começando o trabalho de SEO para textos, caso resolva por utilizar a técnica, na pesquisa para as meta keywords.

Termo pesquisado
Pesquisas globais mensais
Tradução
24.900.000
SEO
9.140.000
Redação
1.000.000
Revisão
368.000
Ghostwriting
135.000
Webwriting
6.600
Copidesque
590

Das ideias sugeridas, as que mais me agradaram e com um maior número de pesquisas globais mensais foram:

Termo sugerido Pesquisas globais mensais
ingles 45.500.000
traduções 30.400.000
tradutor 30.400.000
tradução para português 2.740.000
tradução espanhol 673.000
seo search engine optimization 673.000
marketing seo 246.000
web writing 74.000

Agora preciso olhar pros dados lógicos que eu tenho e ver como usar, de acordo com o escopo do blog. É legal não passar muito de 150, 200 toques (ou caracteres contando espaço) ao escrever as keywords. Achou que era facinho, né? Pois é, temos que olhar pros dados lógicos e escolher um jeito de usar de forma coerente.
Minhas meta keywords ficaram assim:

<meta name="keywords" content="tradutor, tradução, traduções, redação, SEO, tradução para português, marketing SEO, web writing, tradução espanhol, ghostwriting">


O Google pode te trollar de volta amiguinho, tome cuidado
Pode contar, tem 129 toques, ou caracteres contando cada espaço e vírgula. Pra que isso? Se você exagerar, o Google vai te trollar e você vai ser prejudicado. Além disso, se você não é capaz de explicar o seu negócio em poucas palavras, talvez você precise pensar novamente sobre o conceito dele. Não tente, também, colocar keywords super pops, porque provavelmente o Google é que vai te trollar de volta. Tenham noção, amiguinhos.
Segue o conjunto de meta tags que eu inseri no blog hoje:

<meta name='author' content='Evelini Andrade'/>
<meta name='reply-to' content='evelini.andrade@gmail.com'/>
<meta name='robots' content='index,follow'/>
<meta name='description' content='Redacao, revisao, copidesque, traducao, SEO, Internet, tecnologia e comunicacao sob a ótica da mulher nerd'/>
<meta name='keywords' content='tradutor, tradução, traduções, redação, SEO, tradução para português, marketing SEO, web writing, tradução espanhol, ghostwriting'/>
<meta http-equiv='content-language' content='pt-br'/>

Importante notar que usei os caracteres de acordo com o XML, que é o que o Blogspot aceita. Ele é compreensível pra quem entende de HTML, façam uma busca no Google, amiguinhos, leiam documentações e sejam felizes. Lembrem-se que, se deu algo errado, revisem tudo o que vocês digitaram até descobrir onde erraram.

Bem, por hoje fico por aqui, ou o texto vai ficar imenso. É claro que existem outras meta tags, mas acredito que abordei as principais. Elas realmente perderam relevância, dado o jogo sujo de alguns que abusavam e davam informações falsas, mas cada detalhe pode fazer a diferença.

Post feito ao som da playlist indie da Rádio UOL. Divirtam-se ai que agora vou jogar meu amado MMO :D

0 comentários:

Postar um comentário