3 de ago. de 2011

Marketing do livro: como 4 autores estão tendo sucesso com as mídias sociais

por Andy Meek

A indústria do livro está convulsionando. A recente notícia de que a Borders vai liquidar e fechar todas as suas 399 lojas é o mais recente sinal da instabilidade do mercado impresso.

Os avanços da tecnologia têm forçado a deterioração da indústria de muitos jeitos. Enquanto os impressos lutam para conseguir onde se segurar, autores tecnologicamente experientes estão preenchendo a lacuna. Portanto, gostaria de apresentar quatro autores tecnologicamente experientes cujos status variam de iniciante a bestseller. Graças às mídias sociais eles estão escrevendo suas próprias regras sobre marcas e engajamento de fãs.

1. John Green - The Fault in Our Stars

Autor: John Green
Twitter: @realijohngreen
Facebook: John Gree
Website / Blog: JohnGreenBooks.com

O último livro de John Green, The Fault in Our Stars, está em alta nas listas.

Recentemente, alcançou os primeiros postos na Amazon.com e na BarnesandNoble.com. Mas aqui é que está a coisa - o livro só será publicado em 2012.

Green promoveu o livro para seus 1,1 milhão de seguidores no Twitter, de acordo com The Wall Street Journal:
Na tarde de terça, ele postou o título de seu novo livro no Twitter, no Tumblr e no fórum da comunidade YourPants.org. Uma hora depois, ele aumentou as apostas, prometendo autografar todos os pedidos de pré-venda da primeira tiragem, ao mesmo tempo em que fazia uma trasmissão ao vivo no YouTube.
O sr. Green discutiu seus planos de autografar o livro e gravou uma sessão para dar aos espectadores uma prévia sobre o que será o The Fault in Our Stars.
No mesmo dia do artigo do WSJ, Green respondeu twittando "eu realmente não tenho interesse em marketing, mas tenho interesse em fazer parte de comunidades impressionantes"

O editor @penguinusa também twittou a notícia "Você ouviu? O novo romance do @realijohngreen The Fault in Our Stars está em #1. Impressionante, ele ainda está escrevendo!"

Ao qual Green não pode resistir a responder "@penguinusa HAHAHAHAHA não tire sarro de mim chefe corporativo ou eu me recuso a termina-lo! ;)"

2. Laura Hillenbrand - Unbroken

Autor: Laura Hillenbrand
Twitter: @laurahillenbran
Facebook: Laura Hillenbrand
Website / Blog: LauraHillenbrandBooks.com

No início deste ano a bestseller do New York Times - autora de Seabiscuit - participou de um experimento de mídias sociais para promover Unbroken, seu novo livro, que retrata um piloto da II Guerra Mundial que foi abatido e sobreviveu a um campo de concentração japonês.

A NPR produziu o que descreveu como "clube do livro-encontra-experiência em mídias sociais" no Facebook, Twitter e web presences - lugares onde Unbroken foi muito discutido. Na página NPR Books do Facebook, Hillenbrand também contribuiu na discussão.

Por ter acesso direto ao autor, leitores como Robin Politowicz se animaram a escrever para ela:
Laura,
Houve um momento em suas pesquisas em que você simplesmente estacou? Um incidente particular, ou injustiça, ou uma cruel volta do destino (do tipo que acontece muito) a fez dar uma pausa? Livro maravilhoso - ouvi a versão em áudio em uma longa viagem de férias e tive que pensar em mensagens pra mandar, já que fomos para casa pra poder terminar de ouvir :-)
-Robin Politowicz

Caro Robin,
Boa pergunta! Houveram muitos momentos de tirar o fôlego na história do Louie. Acho que o mais marcante foi quando ele estava na jangada e os bombardeiros japoneses começaram a metralhá-lo e a seus companheiros. Já foi incrível o bastante, mas na busca de cobertura para a jangada, Louie teve que lutar com tubarões, golpeando seus focinhos enquanto choviam balas. Eu não consigo conceber a existência de outro homem na história que tenha sido simultaneamente alvejado e atacado por tubarões. Que ele tenha sobrevivido continua a me surpreender.
-Laura

3. Blake Northcott - Vs. Reality

Autor: Blake Northcott
Twitter: @ComicBookGrrl
Facebook: Vs. Reality
Website / Blog: BlakeNorthcott.com

Se você é um novo escritor que está diante de uma publicação aparentemente difícil, siga a dica da escritora Blake Northcott de Toronto .

Ela recentemente publicou Vs. Reality por conta própria, um trabalho que ela chama de "um comic-book inspirado no romance de fantasia urbana". A versão do Kindle já está disponível na Amazon.com.

Durante os nove meses em que passou escrevendo seus quadrinhos e criando seu blog de filmes, ela acumulou 16 mil seguidores no Twitter e mais de 1.700 amigos no Facebook. Além disso, no espaço de uma semana no início desse mês, seu blog foi relançado e tem 4.500 pageviews.

Para dar uma perspectiva aos números, sua tribo no Twitter é mais ou menos do mesmo tamanho que o da editora Image Comics. E há poucos dias o Goodreads.com notificou Northcott de que ela é a décima canadense mais seguida no site.

A presença de Northcott nas mídias sociais inclui o que ela descreve como "um mecanismo de feedback instantâneo que me diz que as pessoas estão ouvindo".

"As pessoas são muito apaixonadas por livros, histórias em quadrinhos e filmes", diz Northcott. "Quando você se conecta a elas no mesmo nível, e sabem que é você mesmo, eles te respeitam muito mais. As mídias sociais facilitam o 'aperto de mão secreto', quando você entra no clube e as pessoas te identificam como um deles".

4. Duane Swierczynski - Fun and Games

Autor: Duane Swierczynski
Twitter: @swierczy
Facebook: Duane Swierczynski
Website / Blog: Secret Dead Blog

Se Quentin Tarantino tivesse decidido largar a câmera e escrever, o resultado seria como a obra cheia de ação de Duane Swierczynski. Ela escreve thrillers pesados e quentes em que a inventividade, as cores dos personagens e os diálogos crepitam nos quadrinhos.

Seu último livro, Fun and Games, foi lançado há algumas semanas. Para coincidir com o lançamento, Swierczynski criou um concurso que conseguiu a aprovação massiva dos fãs.

Para aumentar os números de sua pré-venda, Swierczynski convidou os fãs a lhe enviarem a confirmação quando fizessem a pré-encomenda. Em troca, foi sorteado entre eles prêmios que ela escolheu - por exemplo, cópias autografadas de seus cinco romances anteriores, uma cópia do novo jogo da Rockstar Games, LA Noire, e até mesmo o direito de batizar um personagem menor no terceiro livro da atual trilogia. Além disso, ela enviou a todos que pré-encomendaram seu livro um cartão-postal que ela pegou na estrada, com uma nota manuscrita de agradecimento.

"Eu estava conversando com um amigo da mesma idade que eu [por volta dos 30] sobre o quanto era difícil encontrar pessoas com a mesma opinião no início dos anos 90", disse Swierczynski. "Claro, houve uma 'cultura do fanzine', mas fora isso, você não poderia ajudar, mas se sentia um pouco sozinho no universo... Mídias sociais tornaram tudo muito mais fácil e muitas pessoas que conheci online se tornaram amigos na vida real. Então [as mídias sociais] não são realmente uma 'estratégia' - é uma questão de querer uma experiência de consciente coletivo. E como parte dessa mente, você deve dar tanto quanto você deve receber".

Andy Meek é um repórter de negócios senior no The Memphis Daily News. Você pode segui-lo no Twitter @AndyMeekTN.



Post traduzido do Mashable na íntegra por sua relevância. Você pode acessar o post original aqui [em inglês].

0 comentários:

Postar um comentário