Quem escreve na internet quer que seu texto seja lido. Você pegou a pauta, checou as fontes, fez pesquisas. Como fazer para que os usuários leiam seu texto?
Num primeiro momento, o leitor passa os olhos pelo texto. Se não encontrar pontos que chamem a atenção, ele fechará a página sem ler tudo. Esse movimento de checagem de pontos interessantes no texto se chama padrão F de leitura.
Por que padrão F? Primeiro, o leitor passa os olhos pelo título e primeiro parágrafo. Depois, ele segue pro segundo parágrafo e faz o mesmo movimento horizontal. Depois, ele sobe o olhar pro canto superior esquerdo do texto e desce, num movimento vertical. Caso o olhar capte pontos de interesse, será lido por inteiro.
O movimento de leitura segue um padrão que lembra a letra F:
Escrevendo no padrão F
Você, que é redator web, quer captar a atenção do leitor para o que você escreveu, então nada mais óbvio do que escrever para o padrão F, para não perder o leitor enquanto ele faz a sua primeira checagem.
Ao escrever para o padrão F de leitura, algumas dicas ajudam a segurar a atenção:
- O título do texto deve ser claro e ter destaque visual;
- Valorize os dois primeiros parágrafos, dizendo logo de cara o que pode ser encontrado no texto;
- Evite parágrafos introdutórios sem conteúdo;
- Deixe o espaço entre um parágrafo e outro vazio;
- Use imagens bem feitas e elucidativas, bem como gráficos, vídeos, etc;
- Destaque pontos importantes com subtítulos;
- Use listas para dar destaque a pontos importantes que podem ser explicados melhor mais adiante;
- Destaque pontos chave do texto com o uso de negrito e itálico;
- Cite suas referências e forneça links;
- Evite textos muito longos, se necessário, transforme-o numa série de artigos ligados entre si que desdobrem o assunto tratado.
O estudo sobre o padrão F de leitura foi pesquisado pelo useit.com, site especializado em usabilidade para internet. No site, você pode conferir o artigo completo (em inglês).
0 comentários:
Postar um comentário