26 de jul. de 2011

Dicas para um bom texto

Você quer escrever profissionalmente? Vou ser bem direta, uma vez que apanhei bastante para aprender como chegar no ponto (e ainda estou aprendendo, já que são dicas básicas) e quero compartilhar.

Seja claro. Você precisa se fazer entender, afinal, se não compreenderem o que você quer dizer, tudo o que você escreveu se tornará irrelevante, além de jogar no lixo todo o projeto.

Seja conciso. Não precisa tentar resumir tudo em três palavras (a menos que as três palavras sejam suficientes). O texto não precisa necessariamente ser curto, mas corte tudo o que for desnecessário.

Seja interessante. Tenha algo a dizer. Não adianta escrever um texto lindíssimo que não tenha nada de verdade a informar. Antes de começar a escrever, rascunhe o que você quer dizer. Se fosse pra escrever qualquer coisa, o cliente não precisaria de um redator profissional e possivelmente poderia cuidar de tudo sozinho. Relevância é a palavra de ordem.

Se identifique com o leitor. Quando você constrói uma relação de confiança e proximidade com o leitor, ele se sentirá mais inclinado a consumir seus produtos. É como confiar na revendedora Avon que é sua vizinha ou na senhora que vende Yakult no seu bairro. O público-alvo gosta de saber com quem está falando, então se aproxime das experiências dele.

Seja persuasivo. Dispensa maiores explicações. Não minta, mas saiba usar a linguagem e apresentar seus argumentos de um modo irresistível. Treine, uma hora você chega lá.

E você, tem mais alguma dica?

0 comentários:

Postar um comentário